• Ever wanted an RSS feed of all your favorite gaming news sites? Go check out our new Gaming Headlines feed! Read more about it here.
  • We have made minor adjustments to how the search bar works on ResetEra. You can read about the changes here.

Leo

Member
Oct 27, 2017
8,571
A resposta do admin diz q foi só uma pessoa no tópico da Amazônia dizendo que deviam invadir o Brasil, mas não foi mesmo. Não vou lá buscar os posts mas lembro de ter sido vários, eu comentei no tópico dizendo que isso é absurdo mas não reportei. Vou começar a reportar essas palhaçadas sem dó.
 

riq

Member
Feb 21, 2019
1,690
M
Ano passado eu tive um ataque de bronquite horrível em uma cidade que nunca tinha ido. Fui no hospital, em meia hora fiz inalação, tomei remédio na veia e saí com receita sem pagar um centavo.

Sei que o SUS não é perfeito, mas eu não troco essa paz por nada.
Mês passado me envolvi em um acidente de carro na estrada, tinha um colega de trabalho no carro comigo. Ele machucou o ombro e acionamos o socorro.

Fomos levados pra UPA de uma cidade pequena próxima, e bem isso que você disse, fomos tratados rapidamente, o rapaz fez raio-x e ainda deram exame de Covid de lambuja.

Tudo isso em umas 2 horas. A cidade era tão pequena que a moça do atendimento nunca tinha recebidi dois adultos que não tinham cadastro naquele UPA. Entendo que o SUS é bem precarizado, principalmente quando a demanda é muito grande, mas se fosse nos states...
 

Shamash

Member
Nov 25, 2019
90
Brazil
Só passei em atendimento pelo SUS há mais de uma década, quando tive alguns acessos de enxaqueca, de resto quando ficava doente ou sofria acidente era por plano particular. Mas ainda sim faço uso das vacinas e dos programas de retirar remédio com receita pelo SUS (embora eu possa pagar, o custo dos remédios devoraria uns 25% da minha renda mensal atual), e mesmo que não usasse o SUS pra nada, ainda defenderia sua necessidade.
O SUS precisa ser melhorado, receber os investimentos necessários e ter uma administração decente, não ser destruído, até porque tem MUITA gente no Brasil cujo emprego não cobre plano de saúde, não tem carteira assinada ou a pessoa não tem renda suficiente para pagar plano médico, e sem nada essas pessoas simplesmente morreriam de causas que possuem tratamento/cura.
 
Last edited:

Guaraná

Member
Oct 25, 2017
10,029
brazil, unfortunately
Ano passado eu tive um ataque de bronquite horrível em uma cidade que nunca tinha ido. Fui no hospital, em meia hora fiz inalação, tomei remédio na veia e saí com receita sem pagar um centavo.

Sei que o SUS não é perfeito, mas eu não troco essa paz por nada.

minha mãe tem esses ataques tbm.

ela tem convênio com a Unimed, mas uma ves teve uma crise tão ferrada que meu pai precisou levar ela pro postinho mais perto mesmo pq ele ficou com medo de não chegar no hspital da unimed que é mais longe da casa deles.

ela foi atendida mais rápida e de maneira mais humana e com melhor qualidade no postinho de saúde do que na unimed.
 
Oct 27, 2017
7,166
Somewhere South
Usei SUS a minha vida inteira, literalmente, inclusive durante um período que eu tinha cobertura da Unimed como dependente do meu pai. Atendimento do SUS aqui é simplesmente melhor e mais prático que o de qualquer plano.

Minha mãe faz um tratamento de câncer inteiro - cirurgia, radio e quimio, pos-op com reabilitação e checagem anual - todinho pelo SUS. Como na época não tinha local para fazer radio na cidade, uma van buscava ela em casa e trazia depois da sessão completa.

SUS tem problemas, sim, tem muita coisa mau administrada, tem falta de verbas e tudo mais, só que funciona.

ela foi atendida mais rápida e de maneira mais humana e com melhor qualidade no postinho de saúde do que na unimed.

Isso é super comum, especialmente com a Unimed. Isso quando eles não fazem um corpo mole imenso pra liberar alguma coisa que faz parte da tua cobertura.
 

Guaraná

Member
Oct 25, 2017
10,029
brazil, unfortunately
A questão do sus é que ele funciona com repasses então boa parte da qualidade do atendimento se dá pela gestão estadual e municipal desses repasses. Por isso que varia muito de região pra região.
 

Leo

Member
Oct 27, 2017
8,571
O SUS nas cidades do interior funciona muito bem. Para algumas questões mais sérias, que requerem um tratamento de longo prazo ou cirurgia, também funciona direitinho. Meu pai fez cirurgia de catarata pelo SUS, eu fui acompanhar ele nos dois dias e foi relativamente tranquilo.

O problema é atendimento de emergência na capital. A não ser q vc esteja morrendo (e dando sinais claros q vai morrer), vc vai esperar umas 5h pra ser atendido, pelo menos na minha experiência de acompanhar meu marido nos 4 anos em q ele ainda não tinha plano de saúde. E é um atendimento bem precário, eles só se certificam de q vc não vai morrer ali naquele momento e te mandam pra casa, mas não investigam nada. Se a dor q vc teve passou mas foi sintoma de algo mais sério, vc só vai conseguir tratar quando ela evoluir pra um quadro pior.

Óbvio que tudo isso é muito melhor do que não ter nada, o SUS é um bem precioso e é uma pena q não receba o investimento q merece. Ele poderia se tornar um programa de referência pro mundo todo (meio que já é só por existir, né...).
 

IzzyRX

Powered by Friendship™
Avenger
Oct 28, 2017
5,819
Tem uma vizinha que consegue todos os medicamentos pra diabetes dela, pelo SUS (e aqui é capital).
Não é um atendimento perfeito, mas consegue tapar um buraco enorme e existe pra tabelar(e puxar pra baixo) o preço dos planos privados. Eu fico de cara quando vejo classe média dizendo que o SUS tem que acabar, sendo que é beneficiado pelo mesmo e nem tem noção disso.
 

Guaraná

Member
Oct 25, 2017
10,029
brazil, unfortunately
O SUS nas cidades do interior funciona muito bem. Para algumas questões mais sérias, que requerem um tratamento de longo prazo ou cirurgia, também funciona direitinho. Meu pai fez cirurgia de catarata pelo SUS, eu fui acompanhar ele nos dois dias e foi relativamente tranquilo.

O problema é atendimento de emergência na capital. A não ser q vc esteja morrendo (e dando sinais claros q vai morrer), vc vai esperar umas 5h pra ser atendido, pelo menos na minha experiência de acompanhar meu marido nos 4 anos em q ele ainda não tinha plano de saúde. E é um atendimento bem precário, eles só se certificam de q vc não vai morrer ali naquele momento e te mandam pra casa, mas não investigam nada. Se a dor q vc teve passou mas foi sintoma de algo mais sério, vc só vai conseguir tratar quando ela evoluir pra um quadro pior.

Óbvio que tudo isso é muito melhor do que não ter nada, o SUS é um bem precioso e é uma pena q não receba o investimento q merece. Ele poderia se tornar um programa de referência pro mundo todo (meio que já é só por existir, né...).
emergência da unimed não é muito diferente.
 

ManOfWar

Member
Jan 6, 2020
2,495
Brazil
Nessa discussão toda do SUS o que eu acho inacreditável é que não tem reajuste nos valores dos repasses há quase 20 anos e a tendência é ir ao limite do bizarro com o congelamento de gastos. É um milagre essa parada não ter explodido espetacularmente [embora a qualidade do serviço oscile muito e a gente tá cansado de ver hospital lotado e aquele caos todo], abrindo espaço para a completa destruição do sistema público em favor de alguma bizarrice 100% privada, inacessível e, claro, americanizada.

eu tento não deixar as notícias (sempre ruins) do atual governo me afetarem, mas tá complicado ultimamente, viu...

Meu refúgio é o niilismo e o deboche. Do contrário, me deprimo (mesmo) =/.

EDIT PARA EVITAR O DOUBLE POST:

Tô atrasado no papo todo que rolou ontem sobre moderação e a percepção dos estrangeiros sobre nosso país e questões sobre a Amazônia (o diabo das notificações dessa thread não tá rolando pra mim).

Só queria registrar que eu acho surreal cidadão norte-americano que, tranquilamente discute comprar três consoles por ano e montar um novo PC a cada dois num frenesi consumista incontrolável, vir falar em invadir a Amazônia. Acho esse descompasso muito evidente e curioso nesse e em qualquer fórum internacional de discussões com um público em tese mais consciente. As pessoas se horrorizam com o negacionismo climático mas estão lá contribuindo fortemente para recordes em emissão de carbono na atmosfera por meio de um consumismo que chega a ser caricato.
 
Last edited:

t0rment

Member
Oct 27, 2017
230
Para cada dez histórias felizes com o SUS você tem um caso de alguém morrendo na porta de UPA porque não teve atendimento.

Eu tenho viés pra falar porque meu padastro morreu num hospital público por besteira, algo que tenho certeza que se fosse num hospital particular decente teria sido resolvido sem óbito, desde então uma das minhas metas é ganhar dinheiro suficiente pra pagar um plano ok pra minha mãe não passar a mesma coisa.

Não que eu quero que ele acabe, quem fala isso é maluco, mas o SUS aqui no rio é um dos piores serviços que existem, papo de você ir num hospital e ficar 6-7 horas pra ser atendido.

Só acrescento também que o SUS depende muito da gestão estadual/municipal/hospitalar, porque o dinheiro que rola pra saúde no país é coisa de louco, falta muito mais planejamento do que simplesmente colocar mais bilhões de reais no negócio.
 

Tomasoares

Member
Oct 28, 2017
4,629
Em floripa o SUS funciona bem, mas isso é algo que depende bastante de cidade para cidade...

O SUS não é perfeito, mas dá para aumentar bastante a eficiência do sistema sem precisar "acabar" com ele ou refazer do 0.

Aqui em Portugal se marcar consulta e não aparecer, por exemplo, leva multa. No SUS afaik 30% do povo que marca consulta não vai ( https://www.google.com/amp/amp.diar...nas-consultas-do-sus-chegam-a-50-3834303.html ) , se essa galera desmarcasse já ajudaria bastante a diminuir as filas de quem realmente precisa.

Tem que trazer mais senso de responsabilidade pro povo.
 
Last edited:

tadabola

Member
Oct 27, 2017
50
Em floripa o SUS funciona bem, mas isso é algo que depende bastante de cidade para cidade...

O SUS não é perfeito, mas dá para aumentar bastante a eficiência do sistema sem precisar "acabar" com ele ou refazer do 0.

Aqui em Portugal se marcar consulta e não aparecer, por exemplo, leva multa. No SUS afaik 30% do povo que marca consulta não vai ( https://www.google.com/amp/amp.diar...nas-consultas-do-sus-chegam-a-50-3834303.html ) , se essa galera desmarcasse já ajudaria bastante a diminuir as filas de quem realmente precisa.

Tem que trazer mais senso de responsabilidade pro povo.
Isso não depende do lugar não ? Quando utilizei o sus (tenho plano e normalmente marco meus médicos em salvador, mas trabalho no interior e lá não aceitam meu plano em todos os lugares) , lembro que eu fui marcar e ela disse que era por ordem de chegada. cheguei bem cedo e já tinham umas 10 pessoas antes de mim...

Pensei que ia ficar lá o dia todo, mas o cara foi despachando bem rápido, e posso dizer que fui até bem atendido.

Mesma coisa quando tive um corte e tive que ir na emergência. Me deram uma prioridade, o médico me atendeu (não era de muitas palavras) e deu pra sentir que ele foi cuidadoso. Comentei que talvez tivesse vidro dentro do corte, e ele (que já tava pronto pra me costurar sem nem sentar, deveria estar numa correria da zorra) abriu o corte, foi verificando, mesma coisa que qualquer médico particular que eu já fui.

Sei lá, no meu caso foi bem interessante pra ver que eu "não esperei em filas eternas" como sempre falam (apesar do local estar bem cheio, tem uma grande rotatividade) e, pelo que conversei com o pessoal, quem se prejudica mais mesmo é quem precisa de médicos bem específicos, tipo aqueles que cuidam de rins (nefrologista? não sei o nome).

Acho que o maior "problema" do sus é a quantidade de pessoas atendidas. Dependendo do lugar, é um mar de gente, não tem como medir eficiência sem considerar quantas pessoas de fato o sistema atende . Comparar experiência pessoal não me parece inteligente, quando o pessoal no sus atende bem mais gente que clinicas particulares.
 

Shamash

Member
Nov 25, 2019
90
Brazil
[...]
Acho que o maior "problema" do sus é a quantidade de pessoas atendidas. Dependendo do lugar, é um mar de gente, não tem como medir eficiência sem considerar quantas pessoas de fato o sistema atende . Comparar experiência pessoal não me parece inteligente, quando o pessoal no sus atende bem mais gente que clinicas particulares.

Tem também o problema em que locais que são centros de referencia regional em termos de tratamento muitas vezes ficam sobrecarregados devido ao fato de todas as pessoas da região irem direto pra lá, especialmente se o atendimento do SUS da cidade da pessoa não for bom.
 

tadabola

Member
Oct 27, 2017
50
Tem também o problema em que locais que são centros de referencia regional em termos de tratamento muitas vezes ficam sobrecarregados devido ao fato de todas as pessoas da região irem direto pra lá, especialmente se o atendimento do SUS da cidade da pessoa não for bom.
eu posso estar falando besteira aqui, mas acho que isso é "planejado" de certa forma, quando a cidade é muito pequena o dinheiro da saúde basicamente é usado com ambulancias pra levar as pessoas pros hospitais de cidades vizinhas.
 

ODD

Member
Oct 25, 2017
6,227
Mano, eu não aguento mais Bolsonaro. TODO. FODENDO. DIA. tem uma notícia vinda desse governo que desgraça a minha cabeça. Ontem foi a história da vacina; hoje é o zeramento do orçamento do Ibama, o que simplesmente encerrou o combate aos incêndios. Que diabo de sociedade é essa que bate palma pra isso? Às vezes eu sinto que eu tô no inferno. Eu já achava absurdo terem eleito esse cara, e acho mais absurdo ainda o fato de ele ainda estar lá, com a aprovação de muita gente, eu aqui tendo que aturar quase todo dia candidato a vereador e a prefeito tentando colar na imagem desse cara. O brasileiro médio é retardado?! PUTA QUE PARIU, TEM NO MÍNIMO MAIS DOIS ANOS DISSO AINDA!
 

NeonZ

One Winged Slayer
Member
Oct 28, 2017
9,396
Se algo ruim não atinge as pessoas de modo imediato, a maioria não liga. Foi algo que só percebi durante essa última eleição, mas que é bem óbvio (e universal, não só coisa de brasileiro).
 

Marossi

Banned
Oct 25, 2017
3,997
Nós infelizmente sabemos que serão mais do que 2 anos, esse bosta ganhou muita aprovação com o auxílio emergencial.
 

Favi

One Winged Slayer
Member
Oct 25, 2017
1,996
Nós infelizmente sabemos que serão mais do que 2 anos, esse bosta ganhou muita aprovação com o auxílio emergencial.
Mas o povo tem memória curta. O auxilio emergencial irá acabar nos próximos meses, e o governo não tem condições no momento de continuar com ele pelos próximos dois anos (mesmo alternadamente) sem prejudicar diversas outras medidas para agradar o empresariado, que é a única coisa que ainda o mantém no cargo. E isso será mais importante agora do que a reeleição daqui 2 anos.

E espero que role uns protestos em massa contra esse bosta quando tivermos o povo vacinado.
 

ManOfWar

Member
Jan 6, 2020
2,495
Brazil
Sendo bem pragmático, a única coisa que tira ele de um segundo mandato é se a conta desse dólar a quase 6 reais estourar em inflação e se a culpa pelo estrago econômico que vem aí ficar mesmo no colo dele, e não da pandemia, a exemplo do que aconteceu com a Dilma: a culpa era do governo dela, e não da crise.

Do contrário, aprovação continua estável, centrão segura as pontas e tudo continua do jeito de sempre.

Isso, claro, se a gente estiver sendo super otimista de não esperar que em 2022, arriscado de perder, ele não inventa um golpe. Militar brasileiro, que tem aos montes no governo dele, só serve pra isso mesmo.
 

Tomasoares

Member
Oct 28, 2017
4,629
Não tenho dúvida que ele vai dar um jeito de extender o benefício (com valor menor), nem se ele tiver que furar o teto/criar novos impostos. Fora que os dois próximos anos vai ser foco total no nordeste. (com visitas e etc)

Mercado já perdeu a fé no governo há tempos rsrs
 

CyberWolfBia

Member
Apr 5, 2019
9,940
Brazil
eu não quero me permitir ser otimista e dizer que é só dois anos e fim. Mesmo porque, sabe-se lá as nossas opções nas próximas eleições presidenciais.

O que eu mais quero no momento é poder viver minha vida sem medos (não só o temor do vírus ser um problema entre meus familiares e amigos, mas também, sendo LGBT+ durante este mandato, me deixa muito acuado... )
 

Sblargh

Member
Oct 25, 2017
3,926
Estaremos aqui em dois anos tentando convencer o povo a votar em Moro/Doria que é pra não re-eleger o verme.
 

t0rment

Member
Oct 27, 2017
230
Toda vez que abro uma página pra ver as notícias do dia me arrependo.

prefiro não pensar muito no futuro porque minha mente não suporta essa imaginação desesperadora que é ter mais 6 anos de Bolsonaro como presidente.
 

Deleted member 34155

User requested account closure
Banned
Nov 23, 2017
23
Mano, eu não aguento mais Bolsonaro. TODO. FODENDO. DIA. tem uma notícia vinda desse governo que desgraça a minha cabeça. Ontem foi a história da vacina; hoje é o zeramento do orçamento do Ibama, o que simplesmente encerrou o combate aos incêndios. Que diabo de sociedade é essa que bate palma pra isso? Às vezes eu sinto que eu tô no inferno. Eu já achava absurdo terem eleito esse cara, e acho mais absurdo ainda o fato de ele ainda estar lá, com a aprovação de muita gente, eu aqui tendo que aturar quase todo dia candidato a vereador e a prefeito tentando colar na imagem desse cara. O brasileiro médio é retardado?! PUTA QUE PARIU, TEM NO MÍNIMO MAIS DOIS ANOS DISSO AINDA!
Hj já teve a parte 2 da saga vachina. Ele disse q não vai comprar vacina da china nem se a Anvisa aprovar, porq não confia na origem...

Não dá pra acreditar como o líder máximo da nação fala um negócio desse e vai ficar por isso mesmo, o cara dá declarações xenofobas/racistas/homofóbicas praticamente todo dia e ainda tem analista q diz a as instituições tão funcionando normalmente.
 

IzzyRX

Powered by Friendship™
Avenger
Oct 28, 2017
5,819
Estaremos aqui em dois anos tentando convencer o povo a votar em Moro/Doria que é pra não re-eleger o verme.
Triste fim.
Eu já desisti, pra mim ele só sai em 2026, do jeito que vai.

Tô focando tudo que eu tenho (e posso) pra ir pro Canadá assim que possível e conseguir meu PR.
 
Oct 26, 2017
516
Mano, eu não aguento mais Bolsonaro. TODO. FODENDO. DIA. tem uma notícia vinda desse governo que desgraça a minha cabeça. Ontem foi a história da vacina; hoje é o zeramento do orçamento do Ibama, o que simplesmente encerrou o combate aos incêndios. Que diabo de sociedade é essa que bate palma pra isso? Às vezes eu sinto que eu tô no inferno. Eu já achava absurdo terem eleito esse cara, e acho mais absurdo ainda o fato de ele ainda estar lá, com a aprovação de muita gente, eu aqui tendo que aturar quase todo dia candidato a vereador e a prefeito tentando colar na imagem desse cara. O brasileiro médio é retardado?! PUTA QUE PARIU, TEM NO MÍNIMO MAIS DOIS ANOS DISSO AINDA!
O Nhonho não fez nada até agora e, muito provavelmente, não vai fazer, principalmente com o centrão comprado. Então, a questão é: o que vai sobrar depois de mais dois anos da familícia e sua gangue no poder?

Hj já teve a parte 2 da saga vachina. Ele disse q não vai comprar vacina da china nem se a Anvisa aprovar, porq não confia na origem...

Não dá pra acreditar como o líder máximo da nação fala um negócio desse e vai ficar por isso mesmo, o cara dá declarações xenofobas/racistas/homofóbicas praticamente todo dia e ainda tem analista q diz a as instituições tão funcionando normalmente.
Ahh, claro, claro!! O famoso Instituto Butantã Comunista de Pequim! E eu achando que era ali do lado da USP...
 
Last edited:

IzzyRX

Powered by Friendship™
Avenger
Oct 28, 2017
5,819
O Nhonho não fez nada até agora e, muito provavelmente, não vai fazer, principalmente com o centrão comprado. Então, a questão é: o que vai sobrar depois de mais dois anos da familícia e sua gangue no poder?
Embora o dano que ele esteja causando seja incalculável, ele não conseguindo correr solto com as reformas. Se continuar assim por mais dois anos, há esperança da destruição ser contida.
 

BetoJR

Member
Apr 27, 2020
316
Fortaleza - CE, Brazil
Não dá pra acreditar como o líder máximo da nação fala um negócio desse e vai ficar por isso mesmo, o cara dá declarações xenofobas/racistas/homofóbicas praticamente todo dia e ainda tem analista q diz a as instituições tão funcionando normalmente.

Dá pra acreditar, enquanto as instituições estiverem sendo coniventes - como estão. Não tem outra explicação pra tanta passada de pano.
 
Dec 4, 2017
11,483
Brazil
Lembro dos jornais falando "os militares não permitem que coisa X aconteça", "os militares vão impedir os rapantes mais extremistas" e a cada dia viámos que os "militares" tavam era gostando e não tinham qualquer intenção de segurar porra nenhuma.
 
Last edited:

Platy

Member
Oct 25, 2017
27,829
Brazil
o que eu acho bizarro é ... POR QUE as instituições tão sendo coniventes ?
Tipo o guedes não ta fazendo nem as promessa que ele fez antes....

Eu juraria que a essa altura ja teria rolado um impeachment do bolsonaro só pra colocar um meireless ou amoedo no lugar
 

Tomasoares

Member
Oct 28, 2017
4,629
Quais instituições?

Com o centrão tendo o Bolsonaro na mão, não vai acontecer nada, ainda mais com a popularidade que ele está.
 

MechaJackie

Banned
Oct 25, 2017
2,032
Brazil

Tyrael

Member
Oct 26, 2017
194
Rio de Janeiro

Favi

One Winged Slayer
Member
Oct 25, 2017
1,996
o que eu acho bizarro é ... POR QUE as instituições tão sendo coniventes ?
Tipo o guedes não ta fazendo nem as promessa que ele fez antes....

Eu juraria que a essa altura ja teria rolado um impeachment do bolsonaro só pra colocar um meireless ou amoedo no lugar
Acho que tem a ver com ele ter "acabado com a corrupção" no governo. Está deixando muitos outros políticos felizes, com uma sensação de paz renovada.
 

ManOfWar

Member
Jan 6, 2020
2,495
Brazil
o que eu acho bizarro é ... POR QUE as instituições tão sendo coniventes ?
Tipo o guedes não ta fazendo nem as promessa que ele fez antes....

Eu juraria que a essa altura ja teria rolado um impeachment do bolsonaro só pra colocar um meireless ou amoedo no lugar

As instituições aqui não funcionam porque nós temos um baixo nível de republicanismo. A lógica que impera na nossa sociedade é herdada do tempo colonial é sempre a noção de corporativismo e auto preservação. Considerações com estado e a biografia ficam para o fim da lista.

Guedes não faz nada porque, primeiro, é incompetente e não está à altura do cargo. Mas, em segundo lugar, ele esbarra no mesmo que qualquer governo popular e reformista esbarraria: no congresso de baixíssimo nível - lembram daquela sessão do impeachment da Dilma? - fragmentado e corporativista que não tem nenhum compromisso com o povo que o legitima no poder pelo meio do voto. É um dos motivos que me faz ser parlamentarista (não que o parlamentarismo funcionasse por si só aqui).

Essas coisas tem conteúdo cultural muito pesado para serem consertadas com leis, reformas e decretos, mas eu acho que um caminho era uma coisa tão terra arrasada que não daria pra chamar de reforma política: seria tipo uma revolução política.

Também, animadaçe pra votar no Boulos.

O meu voto era dele com 100% de certeza se eu ainda morasse em SP.
 

Smurf

Member
Oct 25, 2017
26,725
DY1K0BuXkAArt35.jpg:large