Sblargh

Member
Oct 25, 2017
3,926
Falando em eleição, eu odeio que os sites americanos dizem "probabilidade de vencer" nos Estados e não a diferença de votos.
Se não fosse o PT melando tudo era praticamente garantido.

Mais o França que está ligado com o PDT. O PT é uma não-entidade essas eleições.
Ajudaria, claro, mas acho que o voto petista já está em grande parte no Boulos. O que realmente ajudaria é o voto cirista que está no França.
 

Apzu

Member
Oct 29, 2017
2,687
Brazil
o que eu acho bizarro é ... POR QUE as instituições tão sendo coniventes ?
Tipo o guedes não ta fazendo nem as promessa que ele fez antes....

Eu juraria que a essa altura ja teria rolado um impeachment do bolsonaro só pra colocar um meireless ou amoedo no lugar
Eu jurava que o Guedes teria pulado fora do governo no primeiro ano para pelo menos fingir que tentou fazer algo, mas estamos completando 2 anos com ele fazendo nada e ninguém fazendo nada a respeito... Então sei lá, vai ver a opção do impeachment ainda tá no cooldown e demora um pouco para podermos usar de novo...

As instituições aqui não funcionam porque nós temos um baixo nível de republicanismo. A lógica que impera na nossa sociedade é herdada do tempo colonial é sempre a noção de corporativismo e auto preservação. Considerações com estado e a biografia ficam para o fim da lista.

Guedes não faz nada porque, primeiro, é incompetente e não está à altura do cargo. Mas, em segundo lugar, ele esbarra no mesmo que qualquer governo popular e reformista esbarraria: no congresso de baixíssimo nível - lembram daquela sessão do impeachment da Dilma? - fragmentado e corporativista que não tem nenhum compromisso com o povo que o legitima no poder pelo meio do voto. É um dos motivos que me faz ser parlamentarista (não que o parlamentarismo funcionasse por si só aqui).

Essas coisas tem conteúdo cultural muito pesado para serem consertadas com leis, reformas e decretos, mas eu acho que um caminho era uma coisa tão terra arrasada que não daria pra chamar de reforma política: seria tipo uma revolução política.
Pois é, republicanismo aqui tá mais em falta que democracia em si. São duas ideias que são quase aquelas leis que não pegam no Brasil, a gente até tenta ver se dessa vez vai, mas não vai. Inclusive você falando de consideração com estado e biografia me lembrou de todo o auê de quando o Moro saiu do governo e os bolsominion tudo falando que defender biografia era besteira, importante era defender o governo a qualquer custo para o PT não voltar.

Eu também apoio o parlamentarismo, mas porque ainda tenho um mínimo de esperança que com isso o foco das eleições sairia do executivo e ficaria no legislativo, "forçando" as pessoas a pensar um pouco mais no candidato a deputado/vereador do que deixar isso como uma escolha secundária sem importância em que qualquer Tiririca serve. Mas enfim, eu também tinha esperança que a barreira nas eleições proporcionais fortaleceria partidos ideológicos e pelo andar da carruagem parece que os ideológicos é que vão acabar não conseguindo o mínimo de votos e só vão sobrar partidos do centrão...
 

Sblargh

Member
Oct 25, 2017
3,926
Meu argumento em favor do parlamentarismo é que Bolsonaro mesmo com esse tanto de deputado, provavelmente ainda seria isolado e dificilmente seria primeiro ministro.
 

IzzyRX

Powered by Friendship™
Avenger
Oct 28, 2017
5,820
Meu argumento em favor do parlamentarismo é que Bolsonaro mesmo com esse tanto de deputado, provavelmente ainda seria isolado e dificilmente seria primeiro ministro.
Não conheço o sistema muito bem, o que te leva a dizer isso? Eu sei que no Canadá e no UK é um sistema em que é muito fácil um Primeiro Ministro rodar.
 

Sblargh

Member
Oct 25, 2017
3,926
Não conheço o sistema muito bem, o que te leva a dizer isso? Eu sei que no Canadá e no UK é um sistema em que é muito fácil um Primeiro Ministro rodar.

Primeiro-ministro é fruto do consenso da maioria dos parlamentares. Se não tem maioria, outra eleição é convocada.
O Bolsonaro não fomaria maioria. O provável é que alguém como o Maia acabaria como primeiro-ministro mesmo, alguém que agrada um pouquinho todo mundo do mosaico infernal que é o congresso brasileiro.
E provavelmente rolaria algo parecido com o que aconteceu na Alemanha quando a extrema-direita ganhou espaço que foi um acordo político de isolá-los.
 

Tomasoares

Member
Oct 28, 2017
4,755
Guedes não sai do governo, só tem a perder se sair, pois perde todo o capital político e os processos em andamento contra ele vão pra frente. É por isso que ele fica mesmo levando patada direto do presidente.
 

ManOfWar

Member
Jan 6, 2020
2,511
Brazil
Não conheço o sistema muito bem, o que te leva a dizer isso? Eu sei que no Canadá e no UK é um sistema em que é muito fácil um Primeiro Ministro rodar.

O lance com o parlamentarismo é que ele é um sistema político de governo em que a tendência natural do congresso é funcionar por consensos, não por impasses, como é o caso do presidencialismo - ainda mais em sistema partidário tão fragmentário como o nosso. Além disso, ele induz a democracia na rotina do cidadão de uma forma muito mais participativa, já que se o governo for ruim, ele simplesmente acaba e todo mundo vota para formar outro congresso e outro gabinete. Não tem essa de aguentar quatro anos de governo horroroso.

O parlamentarismo se comporta assim porque a lógica lá é de o congresso está naturalmente investido no sucesso do governo, então os esforços de quem é maioria - e assim ganha o direito de indicar o primeiro ministro, que é quem forma e gere o governo - está naturalmente investido na ideia de dar sustentação a esse governo.

Aí você pode dizer: mas no presidencialismo não é a mesma coisa?

Na verdade não. Porque você até pode ter maioria absoluta no congresso, mas a tendência natural é de que esses deputados representem, em primeiro lugar, seus objetivos individuais. E, no limite, eles não estão investidos no sucesso do governo: em crises e questões polêmicas, a tendência é de que uma parcela importante dessa base oscile e acabe fortalecendo a oposição. No limite, em caso de impeachment, você vê algo como ministro da Dilma pedindo licença do cargo para voltar a câmara e votar a favor da derrubada porque ali é a lógica de sobrevivência dele e do mandato, o governo, projeto de país (que não existia, sejamos francos) e todo o resto que se foda. Em resumo, como eu disse, o congresso, no presidencialismo, não tem nenhum compromisso com o sucesso do governo.

Já no parlamentarismo, governo e maioria no congresso são duas faces da mesma moeda. O seu partido, ou grupo político, só vai ganhar o direito de governar se for maioria e a manutenção dessa maioria depende de sinergia entre o executivo entregando o que se propôs e essa maioria atuando no sentido de garantir o governo. A grande diferença para o presidencialismo é que se o governo se mostra ruim, impopular ou alguma crise estoura, o chefe de estado (a rainha na Inglaterra, o presidente da Alemanha) pode dissolver o parlamento e o governo*: ou seja, os deputados todos perdem o mandato e terão de entrar em campanha para convencer o eleitor mais uma vez que merecem ser eleitos.

* Uma outra forma do governo cair é quando uma parte da base de apoio no congresso decide votar com a oposição e aprovar o que, geralmente, eles chamam de "moção de repúdio". Aconteceu um monte no processo do Brexit, enfatizando a falta de consenso no parlamento e na sociedade sobre o assunto.

Desse fato simples - você só governa se for maioria - acaba que você não tem necessidade de contemporizar com os centrão da vida (assumimos que o sistema partidário seria reformado para funcionar no parlamentarismo), afinal você já é maioria. Sua posição também e bem melhor para aprovar medidas e aplicar a sua visão de mundo no governo.

Essa dinâmica do parlamentarismo, de que a duração do governo é determinada pelo seu sucesso, e não por um prazo fixo, impõe que acabam os problemas clientelistas de reeleição, por exemplo, fortalece os partidos políticos de cunho ideológico - você precisa formar quadros engajados na visão do partido e naquilo que você deseja impor no governo, do contrário não terá sustentação quando assumir - fortalece a oposição, torna a democracia mais direta porque nada impede você ter mais de uma eleição principal por ano, assim como permite que um governo bem sucedido se prolongue por mais de uma década.

Tudo isso, claro, é um resumo de como as coisas deveriam funcionar: o parlamentarismo é também um sistema político criado e gerido por humanos, sujeito a falhas, imperfeições, perversões e ineficiências. Há situações extremas, como a Bélgica que ficou anos sem governo, impasses e eleições frequentes na Itália e na Espanha com um espectro político extremamente diluído e perplexidade dos políticos lá em criar consensos e novos modelos de país e tudo mais.

Mas eu ainda acho melhor do que aqui. Não é por acaso que, das 8 maiores economias do mundo, o único presidencialismo é os Estados Unidos. Também não é acaso que o período de estabilidade política brasileira mais longo tenha sido o segundo reinado, que tinha estrutura parlamentarista (embora com a figura de um monarca absolutista). Sim, o voto não era universal, a sociedade era escravocata e atrasada, o poder era concentrado na mão da elite e do imperador, mas as dissensões constantes do sistema parlamentarista simplesmente atenuaram conflitos e impediram a proliferação de golpes de estado que é a norma na história política republicana. Só friso que não estou defendendo nem aquela monarquia, nem uma monarquia constitucional, só usando o exemplo histórico mesmo.

EDIT: No Brasil, o parlamentarismo é sempre usado como muleta e de forma má intencionada. Na última investida mais ou menos séria a respeito disso, o plano era basicamente transformar o modelo atual em parlamentarismo, acentuando suas perversidades, de uma forma tal que a gente teria de engolir um PMDB da vida indicando chefe de governo ad infinitum. Se por para ser assim, aí eu sou contra.
 
Last edited:

CyberWolfBia

Member
Apr 5, 2019
9,952
Brazil
- desculpa abrir um imenso parenteses em algo tão fútil e supérfluo, mas to realmente frustrado com isso e achei que aqui eu poderia desabafar :\ Não vou desenrolar isso bem em inglês e acho que ninguém iria se identificar com a situação no fórum geral (e sem falar que eu acho que eu não tenho onde postar isso);

Sabe, vivendo uma vida de estritamente Nintendista anos e anos, eu sempre estive habituado em pagar caro (e bem caro) em jogos físicos (tenho aversão a mídia digital, e só compro quando não há outra opção viável como Indies que ganham versão física só através de Limited Run e coisas do tipo); mas ultimamente... puta que pariu, viu?

Eu não me orgulho nem um tico, mas paguei 400 e pouco no Animal Crossing: New Horizons, e tive de dividir em 2x, mas também avaliei o tempo que iria investir no jogo. E como o ano pra Nintendo tá bem seco, no fim acabou sendo o único jogo deles que eu comprei em 2020;

Mas aí né, teve o jogo novo do Crash! E eu não tinha um PS4 até Julho desse ano, quando meu namorado me presenteou com um no meu aniversário, justamente porque eu tinha um anseio muito grande jogar o novo Crash e não conseguiria esperar até o inevitável port de Switch ano que vem! E olha só? JUSTAMENTE o jogo que eu tava antecipando, a Activision resolveu não vender fisicamente aqui no Brasil (aparentemente devido a desvalorização da nossa moeda).

E agora as lojas que estão importando um punhado de cópias (que parece que é só meia-dúzia, toda vez que tem disponível), também tão pondo a venda à 400+!! Aaargh.. e eu achando que eu ia ter um consumo bem mais barato com novos jogos de PS4 agora, mas me vejo na exata mesma situação de quando procuro jogos novos de Switch!

Eu ainda não tive coragem de morder por esse preço, por mais que seja um jogo muito especial pra mim..
 

Rosebud

Two Pieces
Member
Apr 16, 2018
44,507
- desculpa abrir um imenso parenteses em algo tão fútil e supérfluo, mas to realmente frustrado com isso e achei que aqui eu poderia desabafar :\ Não vou desenrolar isso bem em inglês e acho que ninguém iria se identificar com a situação no fórum geral (e sem falar que eu acho que eu não tenho onde postar isso);

Sabe, vivendo uma vida de estritamente Nintendista anos e anos, eu sempre estive habituado em pagar caro (e bem caro) em jogos físicos (tenho aversão a mídia digital, e só compro quando não há outra opção viável como Indies que ganham versão física só através de Limited Run e coisas do tipo); mas ultimamente... puta que pariu, viu?

Eu não me orgulho nem um tico, mas paguei 400 e pouco no Animal Crossing: New Horizons, e tive de dividir em 2x, mas também avaliei o tempo que iria investir no jogo. E como o ano pra Nintendo tá bem seco, no fim acabou sendo o único jogo deles que eu comprei em 2020;

Mas aí né, teve o jogo novo do Crash! E eu não tinha um PS4 até Julho desse ano, quando meu namorado me presenteou com um no meu aniversário, justamente porque eu tinha um anseio muito grande jogar o novo Crash e não conseguiria esperar até o inevitável port de Switch ano que vem! E olha só? JUSTAMENTE o jogo que eu tava antecipando, a Activision resolveu não vender fisicamente aqui no Brasil (aparentemente devido a desvalorização da nossa moeda).

E agora as lojas que estão importando um punhado de cópias (que parece que é só meia-dúzia, toda vez que tem disponível), também tão pondo a venda à 400+!! Aaargh.. e eu achando que eu ia ter um consumo bem mais barato com novos jogos de PS4 agora, mas me vejo na exata mesma situação de quando procuro jogos novos de Switch!

Eu ainda não tive coragem de morder por esse preço, por mais que seja um jogo muito especial pra mim..

Nossa, não sabia que Crash 4 não foi lançado físico aqui. Péssimo da Activision fazer isso, Crash é super popular no Brasil :/
 

CyberWolfBia

Member
Apr 5, 2019
9,952
Brazil
Nossa, não sabia que Crash 4 não foi lançado físico aqui. Péssimo da Activision fazer isso, Crash é super popular no Brasil :/
e eu acho que eles foram anunciar isso umas semanas antes do lançamento; E depois de fazerem aquela promoção toda com a Carreta Furacão por aqui e até dublando o jogo..

Aparentemente o último CoD deles também não recebeu mídia física aqui, mas Tony Hawk's sim, estranhamente.

É... esses preços aí desencorajam qualquer um, mesmo.
é um jogo muito particular que eu gostaria de dar suporte, porque é minha franquia favorita e eu quero que eles continuem a fazer jogo dela.. e eu me vejo com as opções de ter esperar uns meses pra alguém vender a cópia usada pra eu pagar um preço mais amigável (e isso não é garantia nenhuma pra mim)
 

BetoJR

Member
Apr 27, 2020
316
Fortaleza - CE, Brazil
Nossa, não sabia que Crash 4 não foi lançado físico aqui. Péssimo da Activision fazer isso, Crash é super popular no Brasil :/

O dólar não deve estar ajudando nessa tomada de decisões, não é mesmo?

é um jogo muito particular que eu gostaria de dar suporte, porque é minha franquia favorita e eu quero que eles continuem a fazer jogo dela.. e eu me vejo com as opções de ter esperar uns meses pra alguém vender a cópia usada pra eu pagar um preço mais amigável (e isso não é garantia nenhuma pra mim)

Realmente, as opções são bem espinhosas, mesmo. Espero que, caso nenhuma opção de usado venha, apareça alguma promoção legal pra você, e logo!
 

CyberWolfBia

Member
Apr 5, 2019
9,952
Brazil
Melhor tentar pegar digital por 250 mesmo, o que já é um roubo :/
se fosse um jogo qualquer que, por qualquer razão, eu tivesse com vontade de jogar, eu até cederia.. mas é como Sonic Mania, que eu acabei comprando digital quando saiu (pois não existia versão física) e hoje eu fico realmente frustrado por ter perdido a chance de ter uma cópia de um jogo tão importante pra mim.

Realmente, as opções são bem espinhosas, mesmo. Espero que, caso nenhuma opção de usado venha, apareça alguma promoção legal pra você, e logo!
é o jeito... :\

e gente, de novo, desculpa desviar o assunto pra algo que é tão irrelevante (especialmente quando é uma tempestade feita por mim e as minhas regras pessoais arbitrárias). Só queria me abrir sobre isso mesmo...
 

t0rment

Member
Oct 27, 2017
230
A activision br não lança mais mídia física porque assim ela paga menos imposto. O Crash 4 estava 200 reais na pré-venda pela PSN, bem mais barato que os 300 de um lançamento de PS4 hoje em dia.

É bem ruim pra quem gosta de ter as mídia físicas e pra revender depois.
 

Platy

Member
Oct 25, 2017
28,053
Brazil
Eu não me orgulho nem um tico, mas paguei 400 e pouco no Animal Crossing: New Horizons, e tive de dividir em 2x, mas também avaliei o tempo que iria investir no jogo. E como o ano pra Nintendo tá bem seco, no fim acabou sendo o único jogo deles que eu comprei em 2020;

Pq vc pagou 400 e pouco no animal crossing ?
o jogo ta quase metade disso no digital O.o
 

CyberWolfBia

Member
Apr 5, 2019
9,952
Brazil
Pq vc pagou 400 e pouco no animal crossing ?
o jogo ta quase metade disso no digital O.o
é uma questão de apego ao jogo mesmo, o que eu não tenho nenhum quando o jogo é digital. e além do mais, eu não tenho espaço pra manusear jogos no Switch;

mas sabe, com jogo 1st Party da Nintendo eu não me assusto mais não. É uma vida que optei viver, basicamente.. ainda bem que não é tudo que eles publicam que eu mordo! (ports de Wii U mesmo, tenho apenas Mario Kart 8). Mas sinto falta do joguim físico por 200 na tag mais salgada, da época do Wii U e 3DS :<
 

Platy

Member
Oct 25, 2017
28,053
Brazil
é uma questão de apego ao jogo mesmo, o que eu não tenho nenhum quando o jogo é digital. e além do mais, eu não tenho espaço pra manusear jogos no Switch;

mas sabe, com jogo 1st Party da Nintendo eu não me assusto mais não. É uma vida que optei viver, basicamente.. ainda bem que não é tudo que eles publicam que eu mordo! (ports de Wii U mesmo, tenho apenas Mario Kart 8). Mas sinto falta do joguim físico por 200 na tag mais salgada, da época do Wii U e 3DS :<

A minha duvida é que se vc ta reclamando do preço, então vc tem que ou comprar o mais barato ou .... considerar que depois vc vai vender o fisico e receber uma grande parte de volta, e jogos da nintendo são caros mesmo usados.

Ou vc deveria se sentir bem por comprar fisico devido a revenda te devolver a maior parte do preço (tornando ele basicamente mais barato que o digital) ou vc demonstra que o preço não é tão importante assim pra vc e ai sua rant parece futil, sabe ?
 

CyberWolfBia

Member
Apr 5, 2019
9,952
Brazil
A minha duvida é que se vc ta reclamando do preço, então vc tem que ou comprar o mais barato ou .... considerar que depois vc vai vender o fisico e receber uma grande parte de volta, e jogos da nintendo são caros mesmo usados.

Ou vc deveria se sentir bem por comprar fisico devido a revenda te devolver a maior parte do preço (tornando ele basicamente mais barato que o digital) ou vc demonstra que o preço não é tão importante assim pra vc e ai sua rant parece futil, sabe ?
bom, eu iniciei a rant realmente dizendo que era algo imensamente supérfluo e fútil! então, eu to de completa ciência que isso é um problema que eu arranjei pra mim! ... eu obviamente não estou inapto de comprar a versão digital do Crash novo, eu só realmente não quero, por razões pessoais de apego a mídia física (ainda mais quando se trata de um jogo em uma das minhas franquias favoritas).

Eu não penso muito no valor dos jogos físicos no mercado de revenda, pois no fim das contas, eu nunca os vendo! Eu to sempre acumulando e acumulando (sou colecionador).

Minha mordida foi ver essa situação ser aplicada num jogo de PS4 que em teoria deveria ser bem mais barato normalmente, mas justamente o único que eu tinha interesse (o suficiente até pra adquirir o console recentemente) é uma situação semelhante aos jogos do Switch por aqui.. sem cópia física distribuída pela publisher, as lojas importando e metendo a facada. aa
 

IzzyRX

Powered by Friendship™
Avenger
Oct 28, 2017
5,820
O lance com o parlamentarismo é que ele é um sistema político de governo em que a tendência natural do congresso é funcionar por consensos, não por impasses, como é o caso do presidencialismo - ainda mais em sistema partidário tão fragmentário como o nosso. Além disso, ele induz a democracia na rotina do cidadão de uma forma muito mais participativa, já que se o governo for ruim, ele simplesmente acaba e todo mundo vota para formar outro congresso e outro gabinete. Não tem essa de aguentar quatro anos de governo horroroso.

O parlamentarismo se comporta assim porque a lógica lá é de o congresso está naturalmente investido no sucesso do governo, então os esforços de quem é maioria - e assim ganha o direito de indicar o primeiro ministro, que é quem forma e gere o governo - está naturalmente investido na ideia de dar sustentação a esse governo.

Aí você pode dizer: mas no presidencialismo não é a mesma coisa?

Na verdade não. Porque você até pode ter maioria absoluta no congresso, mas a tendência natural é de que esses deputados representem, em primeiro lugar, seus objetivos individuais. E, no limite, eles não estão investidos no sucesso do governo: em crises e questões polêmicas, a tendência é de que uma parcela importante dessa base oscile e acabe fortalecendo a oposição. No limite, em caso de impeachment, você vê algo como ministro da Dilma pedindo licença do cargo para voltar a câmara e votar a favor da derrubada porque ali é a lógica de sobrevivência dele e do mandato, o governo, projeto de país (que não existia, sejamos francos) e todo o resto que se foda. Em resumo, como eu disse, o congresso, no presidencialismo, não tem nenhum compromisso com o sucesso do governo.

Já no parlamentarismo, governo e maioria no congresso são duas faces da mesma moeda. O seu partido, ou grupo político, só vai ganhar o direito de governar se for maioria e a manutenção dessa maioria depende de sinergia entre o executivo entregando o que se propôs e essa maioria atuando no sentido de garantir o governo. A grande diferença para o presidencialismo é que se o governo se mostra ruim, impopular ou alguma crise estoura, o chefe de estado (a rainha na Inglaterra, o presidente da Alemanha) pode dissolver o parlamento e o governo*: ou seja, os deputados todos perdem o mandato e terão de entrar em campanha para convencer o eleitor mais uma vez que merecem ser eleitos.

* Uma outra forma do governo cair é quando uma parte da base de apoio no congresso decide votar com a oposição e aprovar o que, geralmente, eles chamam de "moção de repúdio". Aconteceu um monte no processo do Brexit, enfatizando a falta de consenso no parlamento e na sociedade sobre o assunto.

Desse fato simples - você só governa se for maioria - acaba que você não tem necessidade de contemporizar com os centrão da vida (assumimos que o sistema partidário seria reformado para funcionar no parlamentarismo), afinal você já é maioria. Sua posição também e bem melhor para aprovar medidas e aplicar a sua visão de mundo no governo.

Essa dinâmica do parlamentarismo, de que a duração do governo é determinada pelo seu sucesso, e não por um prazo fixo, impõe que acabam os problemas clientelistas de reeleição, por exemplo, fortalece os partidos políticos de cunho ideológico - você precisa formar quadros engajados na visão do partido e naquilo que você deseja impor no governo, do contrário não terá sustentação quando assumir - fortalece a oposição, torna a democracia mais direta porque nada impede você ter mais de uma eleição principal por ano, assim como permite que um governo bem sucedido se prolongue por mais de uma década.

Tudo isso, claro, é um resumo de como as coisas deveriam funcionar: o parlamentarismo é também um sistema político criado e gerido por humanos, sujeito a falhas, imperfeições, perversões e ineficiências. Há situações extremas, como a Bélgica que ficou anos sem governo, impasses e eleições frequentes na Itália e na Espanha com um espectro político extremamente diluído e perplexidade dos políticos lá em criar consensos e novos modelos de país e tudo mais.

Mas eu ainda acho melhor do que aqui. Não é por acaso que, das 8 maiores economias do mundo, o único presidencialismo é os Estados Unidos. Também não é acaso que o período de estabilidade política brasileira mais longo tenha sido o segundo reinado, que tinha estrutura parlamentarista (embora com a figura de um monarca absolutista). Sim, o voto não era universal, a sociedade era escravocata e atrasada, o poder era concentrado na mão da elite e do imperador, mas as dissensões constantes do sistema parlamentarista simplesmente atenuaram conflitos e impediram a proliferação de golpes de estado que é a norma na história política republicana. Só friso que não estou defendendo nem aquela monarquia, nem uma monarquia constitucional, só usando o exemplo histórico mesmo.

EDIT: No Brasil, o parlamentarismo é sempre usado como muleta e de forma má intencionada. Na última investida mais ou menos séria a respeito disso, o plano era basicamente transformar o modelo atual em parlamentarismo, acentuando suas perversidades, de uma forma tal que a gente teria de engolir um PMDB da vida indicando chefe de governo ad infinitum. Se por para ser assim, aí eu sou contra.
Entendi, interessante, obrigado por explicar!
 
Oct 27, 2017
921
Mudando de assunto um pouco... alguém poderia indicar boas opções de TV pra nova geração disponivel no nosso mercado?

4K, HDR, 120hz, HDMI 2.1 e sei lá o que mais que seja necessário pra tirar proveito dos novos consoles.
 

Favi

One Winged Slayer
Member
Oct 25, 2017
2,020
LG C9 OLED seria a melhor pedida. Provavelmente a melhor TV no mercado brasileiro em todos os sentidos fora preço. Tem tudo isso aí que você quer.
 

ODD

Member
Oct 25, 2017
6,234
Desculpa desviar do assunto, mas eu preciso desabafar em algum lugar, e eu tô me forçando a não fazer isso no Facebook pra não sair xingando todo mundo de filho da puta e arrumar confusão. Enfim, hoje uma tia-avó minha faleceu de covid-19. Quinta feira eu soube que ela tinha ido pro hospital com suspeita da doença, e ontem veio a confirmação de que era mesmo covid. Mas até ontem o que se ouvia era que ela vinha se sentindo mal havia alguns dias, mas que estava "bem", apesar da doença. Cogitou-se até que ela teria desenvolvido uma forma menos agressiva da doença, apesar da idade e dos problemas de saúde (sobrepeso e hipertensão), e que talvez o pior já tivesse passado, porque afinal, como eu disse, ela estava aparentemente bem, segundo relatos; a maior preocupação era a cabeça, já que diziam que ela estava muito preocupada.

Hoje eu tava meio bravo com a minha mãe por me pedir pra ir no supermercado meio de surpresa, porque as minhas máscaras melhores estavam sem condições de uso, então eu tive de improvisar pra tentar melhorar o que eu tinha de disponível. Acabei saindo com três máscaras improvisadas, uma delas colada com esparadrapo pra melhorar a vedação, e duas outras por cima, uma muito pequena e outra muito grande. Eu não me importo de ir no supermercado para os meus pais (na verdade até prefiro fazer isso no lugar deles), eu só fiquei bravo porque não tive tempo de lavar e secar uma das minhas máscaras boas. Enfim, fui no supermercado, e quando voltei, assim que abriu a porta, minha mãe falou que a minha tia-avó tinha falecido. Na lata, do nada. Minha reação foi só "tá de sacanagem..."

Enfim, não vou fingir aqui que estou me derramando em lágrimas e tal, porque não era uma pessoa do meu convívio. Eu via uma ou duas vezes por ano, só. Tia Alda era muito carinhosa comigo, talvez porque eu fazia questão de ser carinhoso com ela toda vez que a via. Sempre fazia questão de dar um beijo e um abraço, e perguntar como ela estava. Era uma das raras pessoas para as quais eu me reservo a isso. Eu não sou a mais social das criaturas. Mas eu a via pouco.

Mais do que tristeza, eu tô sentindo raiva, e essa é a razão de eu estar desabafando aqui, no meio de estranhos, do que no Facebook, entre conhecidos. Eu não tenho o hábito de fazer obituário nas minhas redes sociais. A única vez que eu fiz, foi quando perdi minha avó, que era a única pessoa no mundo tão importante pra mim quanto a minha própria mãe. No caso dela, foi problema de saúde em cima de problema de saúde. Foi inevitável, assim como outros falecimentos que ocorreram na minha família no decorrer dos anos. Mas tia Alda, bicho, essa era evitável, e vocês não têm a noção do ódio que eu sinto desse filho da puta desse Bolsonaro e todo mundo que trabalha pra ele, ou que não faz o suficiente pra tirar ele de lá tendo esse poder nas mãos. Vocês não têm ideia do mais absoluto desprezo que eu sinto de parentes e amigos que apoiam esse filho de uma puta até hoje, que compartilham todo tipo de groselha no Whatsapp e outros meios. Vocês não conseguem imaginar a vontade que eu sinto de dar um murro bem no meio do nariz de filho da puta que anda por aí sem máscara, ou com ela no queixo ou com o nariz de fora. Sei que é um filme fascistoide, e que talvez tenha sido o ovo da serpente que resultou nessa merda que a gente vive hoje, mas sei lá, às vezes dá vontade de fazer isso.

Porra, isso era evitável...
 

tadabola

Member
Oct 27, 2017
50
Desculpa desviar do assunto

....

Porra, isso era evitável...
Porra DD, meus pesames!

Eu não tive ninguém muito próximo a mim a falecer de covid (ainda bem), mas acho que ia sentir a mesma coisa que tu. Eu tenho me protegido bastante, e vejo quem se protege e quem... eu fico só torcendo pra que não pegue. mas é foda.
 

Komii

Member
Oct 26, 2017
12,555
Desculpa desviar do assunto, mas eu preciso desabafar em algum lugar, e eu tô me forçando a não fazer isso no Facebook pra não sair xingando todo mundo de filho da puta e arrumar confusão. Enfim, hoje uma tia-avó minha faleceu de covid-19. Quinta feira eu soube que ela tinha ido pro hospital com suspeita da doença, e ontem veio a confirmação de que era mesmo covid. Mas até ontem o que se ouvia era que ela vinha se sentindo mal havia alguns dias, mas que estava "bem", apesar da doença. Cogitou-se até que ela teria desenvolvido uma forma menos agressiva da doença, apesar da idade e dos problemas de saúde (sobrepeso e hipertensão), e que talvez o pior já tivesse passado, porque afinal, como eu disse, ela estava aparentemente bem, segundo relatos; a maior preocupação era a cabeça, já que diziam que ela estava muito preocupada.

Hoje eu tava meio bravo com a minha mãe por me pedir pra ir no supermercado meio de surpresa, porque as minhas máscaras melhores estavam sem condições de uso, então eu tive de improvisar pra tentar melhorar o que eu tinha de disponível. Acabei saindo com três máscaras improvisadas, uma delas colada com esparadrapo pra melhorar a vedação, e duas outras por cima, uma muito pequena e outra muito grande. Eu não me importo de ir no supermercado para os meus pais (na verdade até prefiro fazer isso no lugar deles), eu só fiquei bravo porque não tive tempo de lavar e secar uma das minhas máscaras boas. Enfim, fui no supermercado, e quando voltei, assim que abriu a porta, minha mãe falou que a minha tia-avó tinha falecido. Na lata, do nada. Minha reação foi só "tá de sacanagem..."

Enfim, não vou fingir aqui que estou me derramando em lágrimas e tal, porque não era uma pessoa do meu convívio. Eu via uma ou duas vezes por ano, só. Tia Alda era muito carinhosa comigo, talvez porque eu fazia questão de ser carinhoso com ela toda vez que a via. Sempre fazia questão de dar um beijo e um abraço, e perguntar como ela estava. Era uma das raras pessoas para as quais eu me reservo a isso. Eu não sou a mais social das criaturas. Mas eu a via pouco.

Mais do que tristeza, eu tô sentindo raiva, e essa é a razão de eu estar desabafando aqui, no meio de estranhos, do que no Facebook, entre conhecidos. Eu não tenho o hábito de fazer obituário nas minhas redes sociais. A única vez que eu fiz, foi quando perdi minha avó, que era a única pessoa no mundo tão importante pra mim quanto a minha própria mãe. No caso dela, foi problema de saúde em cima de problema de saúde. Foi inevitável, assim como outros falecimentos que ocorreram na minha família no decorrer dos anos. Mas tia Alda, bicho, essa era evitável, e vocês não têm a noção do ódio que eu sinto desse filho da puta desse Bolsonaro e todo mundo que trabalha pra ele, ou que não faz o suficiente pra tirar ele de lá tendo esse poder nas mãos. Vocês não têm ideia do mais absoluto desprezo que eu sinto de parentes e amigos que apoiam esse filho de uma puta até hoje, que compartilham todo tipo de groselha no Whatsapp e outros meios. Vocês não conseguem imaginar a vontade que eu sinto de dar um murro bem no meio do nariz de filho da puta que anda por aí sem máscara, ou com ela no queixo ou com o nariz de fora. Sei que é um filme fascistoide, e que talvez tenha sido o ovo da serpente que resultou nessa merda que a gente vive hoje, mas sei lá, às vezes dá vontade de fazer isso.

Porra, isso era evitável...
Meus pêsames DD :/
Enquanto isso aqui em santo andré a familia planeja festinha... se ferrar esse ano
 
Oct 26, 2017
516
Desculpa desviar do assunto, mas eu preciso desabafar em algum lugar, e eu tô me forçando a não fazer isso no Facebook pra não sair xingando todo mundo de filho da puta e arrumar confusão. Enfim, hoje uma tia-avó minha faleceu de covid-19. Quinta feira eu soube que ela tinha ido pro hospital com suspeita da doença, e ontem veio a confirmação de que era mesmo covid. Mas até ontem o que se ouvia era que ela vinha se sentindo mal havia alguns dias, mas que estava "bem", apesar da doença. Cogitou-se até que ela teria desenvolvido uma forma menos agressiva da doença, apesar da idade e dos problemas de saúde (sobrepeso e hipertensão), e que talvez o pior já tivesse passado, porque afinal, como eu disse, ela estava aparentemente bem, segundo relatos; a maior preocupação era a cabeça, já que diziam que ela estava muito preocupada.

Hoje eu tava meio bravo com a minha mãe por me pedir pra ir no supermercado meio de surpresa, porque as minhas máscaras melhores estavam sem condições de uso, então eu tive de improvisar pra tentar melhorar o que eu tinha de disponível. Acabei saindo com três máscaras improvisadas, uma delas colada com esparadrapo pra melhorar a vedação, e duas outras por cima, uma muito pequena e outra muito grande. Eu não me importo de ir no supermercado para os meus pais (na verdade até prefiro fazer isso no lugar deles), eu só fiquei bravo porque não tive tempo de lavar e secar uma das minhas máscaras boas. Enfim, fui no supermercado, e quando voltei, assim que abriu a porta, minha mãe falou que a minha tia-avó tinha falecido. Na lata, do nada. Minha reação foi só "tá de sacanagem..."

Enfim, não vou fingir aqui que estou me derramando em lágrimas e tal, porque não era uma pessoa do meu convívio. Eu via uma ou duas vezes por ano, só. Tia Alda era muito carinhosa comigo, talvez porque eu fazia questão de ser carinhoso com ela toda vez que a via. Sempre fazia questão de dar um beijo e um abraço, e perguntar como ela estava. Era uma das raras pessoas para as quais eu me reservo a isso. Eu não sou a mais social das criaturas. Mas eu a via pouco.

Mais do que tristeza, eu tô sentindo raiva, e essa é a razão de eu estar desabafando aqui, no meio de estranhos, do que no Facebook, entre conhecidos. Eu não tenho o hábito de fazer obituário nas minhas redes sociais. A única vez que eu fiz, foi quando perdi minha avó, que era a única pessoa no mundo tão importante pra mim quanto a minha própria mãe. No caso dela, foi problema de saúde em cima de problema de saúde. Foi inevitável, assim como outros falecimentos que ocorreram na minha família no decorrer dos anos. Mas tia Alda, bicho, essa era evitável, e vocês não têm a noção do ódio que eu sinto desse filho da puta desse Bolsonaro e todo mundo que trabalha pra ele, ou que não faz o suficiente pra tirar ele de lá tendo esse poder nas mãos. Vocês não têm ideia do mais absoluto desprezo que eu sinto de parentes e amigos que apoiam esse filho de uma puta até hoje, que compartilham todo tipo de groselha no Whatsapp e outros meios. Vocês não conseguem imaginar a vontade que eu sinto de dar um murro bem no meio do nariz de filho da puta que anda por aí sem máscara, ou com ela no queixo ou com o nariz de fora. Sei que é um filme fascistoide, e que talvez tenha sido o ovo da serpente que resultou nessa merda que a gente vive hoje, mas sei lá, às vezes dá vontade de fazer isso.

Porra, isso era evitável...
Minhas condolências DD. Realmente é impossível não ficar com raiva. Minha recomendação é sair de grupos de família e usar whatsapp somente para conversar com pessoas de confiança.

Meus pêsames DD :/
Enquanto isso aqui em santo andré a familia planeja festinha... se ferrar esse ano
Vizinho aqui do lado junta os amigos dia sim e dia sim. E as vezes faz uma festinha maior porque, né gente, isolamento social é coisa de otário.
 

ODD

Member
Oct 25, 2017
6,234
Valeu, pessoal. Por favor, não se descuidem, e combatam a desinformação quando isso for possível também.
 

Deleted member 34155

User requested account closure
Banned
Nov 23, 2017
23
Desculpa desviar do assunto, mas eu preciso desabafar em algum lugar, e eu tô me forçando a não fazer isso no Facebook pra não sair xingando todo mundo de filho da puta e arrumar confusão. Enfim, hoje uma tia-avó minha faleceu de covid-19. Quinta feira eu soube que ela tinha ido pro hospital com suspeita da doença, e ontem veio a confirmação de que era mesmo covid. Mas até ontem o que se ouvia era que ela vinha se sentindo mal havia alguns dias, mas que estava "bem", apesar da doença. Cogitou-se até que ela teria desenvolvido uma forma menos agressiva da doença, apesar da idade e dos problemas de saúde (sobrepeso e hipertensão), e que talvez o pior já tivesse passado, porque afinal, como eu disse, ela estava aparentemente bem, segundo relatos; a maior preocupação era a cabeça, já que diziam que ela estava muito preocupada.

Hoje eu tava meio bravo com a minha mãe por me pedir pra ir no supermercado meio de surpresa, porque as minhas máscaras melhores estavam sem condições de uso, então eu tive de improvisar pra tentar melhorar o que eu tinha de disponível. Acabei saindo com três máscaras improvisadas, uma delas colada com esparadrapo pra melhorar a vedação, e duas outras por cima, uma muito pequena e outra muito grande. Eu não me importo de ir no supermercado para os meus pais (na verdade até prefiro fazer isso no lugar deles), eu só fiquei bravo porque não tive tempo de lavar e secar uma das minhas máscaras boas. Enfim, fui no supermercado, e quando voltei, assim que abriu a porta, minha mãe falou que a minha tia-avó tinha falecido. Na lata, do nada. Minha reação foi só "tá de sacanagem..."

Enfim, não vou fingir aqui que estou me derramando em lágrimas e tal, porque não era uma pessoa do meu convívio. Eu via uma ou duas vezes por ano, só. Tia Alda era muito carinhosa comigo, talvez porque eu fazia questão de ser carinhoso com ela toda vez que a via. Sempre fazia questão de dar um beijo e um abraço, e perguntar como ela estava. Era uma das raras pessoas para as quais eu me reservo a isso. Eu não sou a mais social das criaturas. Mas eu a via pouco.

Mais do que tristeza, eu tô sentindo raiva, e essa é a razão de eu estar desabafando aqui, no meio de estranhos, do que no Facebook, entre conhecidos. Eu não tenho o hábito de fazer obituário nas minhas redes sociais. A única vez que eu fiz, foi quando perdi minha avó, que era a única pessoa no mundo tão importante pra mim quanto a minha própria mãe. No caso dela, foi problema de saúde em cima de problema de saúde. Foi inevitável, assim como outros falecimentos que ocorreram na minha família no decorrer dos anos. Mas tia Alda, bicho, essa era evitável, e vocês não têm a noção do ódio que eu sinto desse filho da puta desse Bolsonaro e todo mundo que trabalha pra ele, ou que não faz o suficiente pra tirar ele de lá tendo esse poder nas mãos. Vocês não têm ideia do mais absoluto desprezo que eu sinto de parentes e amigos que apoiam esse filho de uma puta até hoje, que compartilham todo tipo de groselha no Whatsapp e outros meios. Vocês não conseguem imaginar a vontade que eu sinto de dar um murro bem no meio do nariz de filho da puta que anda por aí sem máscara, ou com ela no queixo ou com o nariz de fora. Sei que é um filme fascistoide, e que talvez tenha sido o ovo da serpente que resultou nessa merda que a gente vive hoje, mas sei lá, às vezes dá vontade de fazer isso.

Porra, isso era evitável...
Meus pêsames.

Entendo perfeitamente o sentimento, eu diminui consideravelmente o uso de Instagram e Facebook pra não passar raiva vendo conhecidos festando e aglomerando, acho q uns 90% dos meus conhecidos já tocou o foda-se e só usa máscara por obrigação nós locais em q não pode ficar sem.

No trampo eu tô me segurando pra nao mandar pra pqp uns colegas fazendo piadinha de q eu tô com medo/neurótico blablabla.
 

Hovahtsug

Backwards Compatible
Member
Oct 11, 2020
326
Brazil
Mudando de assunto um pouco... alguém poderia indicar boas opções de TV pra nova geração disponivel no nosso mercado?

4K, HDR, 120hz, HDMI 2.1 e sei lá o que mais que seja necessário pra tirar proveito dos novos consoles.
LG C9: https://www.lg.com/pt/tv/lg-OLED55C9PLA
- 4K 120Hz nas 4 entradas (Quatro entradas HDMI 2.1)
- Porém é cara e pode rolar o famoso Burn-in dos painéis OLED

Samsung Q80T (ou superior):
www.samsung.com

Samsung Smart TV QLED 4K Q80T 75", Pontos Quânticos, Modo Game, Som em Movimento, Alexa built in, Design sem Limites, Modo Ambiente 3.0, Controle Único | Samsung Brasil

Saiba mais sobre a nova Smart TV 2020 Q800T 75 polegadas com resolução 8K e som em movimento. Modernize a sala da sua casa com a tecnologia da QLED 8K.
- 4K 120Hz em apenas 1 entrada (apenas uma entrada faz 2.1)
- Menos cara, qualidade de imagem inferior ao da C9, mas sem problema de Burn-in
*Repara que é o modelo com "T" no final, que é o modelo 2020 com HDMI 2.1, as sem o "T" são do ano passado sem 2.1.

Eu não posso recomendar pq ainda uso uma 4K Samsung de 2016, mas depende de quanto podes pagar, com HDMI 2.1 só os modelos 2020 e não são muito baratas, mas pelas reviews, creio que essas 2 que citei, no momento, são boas indicações. Recomendo usar esse site https://www.rtings.com/, só escreve o modelo e analisa as reviews super completas deles (em inglês).
 
Oct 27, 2017
921
LG C9: https://www.lg.com/pt/tv/lg-OLED55C9PLA
- 4K 120Hz nas 4 entradas (Quatro entradas HDMI 2.1)
- Porém é cara e pode rolar o famoso Burn-in dos painéis OLED

Samsung Q80T (ou superior):
www.samsung.com

Samsung Smart TV QLED 4K Q80T 75", Pontos Quânticos, Modo Game, Som em Movimento, Alexa built in, Design sem Limites, Modo Ambiente 3.0, Controle Único | Samsung Brasil

Saiba mais sobre a nova Smart TV 2020 Q800T 75 polegadas com resolução 8K e som em movimento. Modernize a sala da sua casa com a tecnologia da QLED 8K.
- 4K 120Hz em apenas 1 entrada (apenas uma entrada faz 2.1)
- Menos cara, qualidade de imagem inferior ao da C9, mas sem problema de Burn-in
*Repara que é o modelo com "T" no final, que é o modelo 2020 com HDMI 2.1, as sem o "T" são do ano passado sem 2.1.

Eu não posso recomendar pq ainda uso uma 4K Samsung de 2016, mas depende de quanto podes pagar, com HDMI 2.1 só os modelos 2020 e não são muito baratas, mas pelas reviews, creio que essas 2 que citei, no momento, são boas indicações. Recomendo usar esse site https://www.rtings.com/, só escreve o modelo e analisa as reviews super completas deles (em inglês).
Beleza. Valeu.
 

ManOfWar

Member
Jan 6, 2020
2,511
Brazil
Desculpa desviar do assunto, mas eu preciso desabafar em algum lugar, e eu tô me forçando a não fazer isso no Facebook pra não sair xingando todo mundo de filho da puta e arrumar confusão. Enfim, hoje uma tia-avó minha faleceu de covid-19. Quinta feira eu soube que ela tinha ido pro hospital com suspeita da doença, e ontem veio a confirmação de que era mesmo covid. Mas até ontem o que se ouvia era que ela vinha se sentindo mal havia alguns dias, mas que estava "bem", apesar da doença. Cogitou-se até que ela teria desenvolvido uma forma menos agressiva da doença, apesar da idade e dos problemas de saúde (sobrepeso e hipertensão), e que talvez o pior já tivesse passado, porque afinal, como eu disse, ela estava aparentemente bem, segundo relatos; a maior preocupação era a cabeça, já que diziam que ela estava muito preocupada.

Hoje eu tava meio bravo com a minha mãe por me pedir pra ir no supermercado meio de surpresa, porque as minhas máscaras melhores estavam sem condições de uso, então eu tive de improvisar pra tentar melhorar o que eu tinha de disponível. Acabei saindo com três máscaras improvisadas, uma delas colada com esparadrapo pra melhorar a vedação, e duas outras por cima, uma muito pequena e outra muito grande. Eu não me importo de ir no supermercado para os meus pais (na verdade até prefiro fazer isso no lugar deles), eu só fiquei bravo porque não tive tempo de lavar e secar uma das minhas máscaras boas. Enfim, fui no supermercado, e quando voltei, assim que abriu a porta, minha mãe falou que a minha tia-avó tinha falecido. Na lata, do nada. Minha reação foi só "tá de sacanagem..."

Enfim, não vou fingir aqui que estou me derramando em lágrimas e tal, porque não era uma pessoa do meu convívio. Eu via uma ou duas vezes por ano, só. Tia Alda era muito carinhosa comigo, talvez porque eu fazia questão de ser carinhoso com ela toda vez que a via. Sempre fazia questão de dar um beijo e um abraço, e perguntar como ela estava. Era uma das raras pessoas para as quais eu me reservo a isso. Eu não sou a mais social das criaturas. Mas eu a via pouco.

Mais do que tristeza, eu tô sentindo raiva, e essa é a razão de eu estar desabafando aqui, no meio de estranhos, do que no Facebook, entre conhecidos. Eu não tenho o hábito de fazer obituário nas minhas redes sociais. A única vez que eu fiz, foi quando perdi minha avó, que era a única pessoa no mundo tão importante pra mim quanto a minha própria mãe. No caso dela, foi problema de saúde em cima de problema de saúde. Foi inevitável, assim como outros falecimentos que ocorreram na minha família no decorrer dos anos. Mas tia Alda, bicho, essa era evitável, e vocês não têm a noção do ódio que eu sinto desse filho da puta desse Bolsonaro e todo mundo que trabalha pra ele, ou que não faz o suficiente pra tirar ele de lá tendo esse poder nas mãos. Vocês não têm ideia do mais absoluto desprezo que eu sinto de parentes e amigos que apoiam esse filho de uma puta até hoje, que compartilham todo tipo de groselha no Whatsapp e outros meios. Vocês não conseguem imaginar a vontade que eu sinto de dar um murro bem no meio do nariz de filho da puta que anda por aí sem máscara, ou com ela no queixo ou com o nariz de fora. Sei que é um filme fascistoide, e que talvez tenha sido o ovo da serpente que resultou nessa merda que a gente vive hoje, mas sei lá, às vezes dá vontade de fazer isso.

Porra, isso era evitável...

Meus sentimentos. Enfrentar a perda de alguém próximo é sempre uma experiência dolorosa e que fica muito pior quando você tem a convicção de que era tudo perfeitamente evitável. Sei bem como é.

LG C9: https://www.lg.com/pt/tv/lg-OLED55C9PLA
- 4K 120Hz nas 4 entradas (Quatro entradas HDMI 2.1)
- Porém é cara e pode rolar o famoso Burn-in dos painéis OLED

Samsung Q80T (ou superior):
www.samsung.com

Samsung Smart TV QLED 4K Q80T 75", Pontos Quânticos, Modo Game, Som em Movimento, Alexa built in, Design sem Limites, Modo Ambiente 3.0, Controle Único | Samsung Brasil

Saiba mais sobre a nova Smart TV 2020 Q800T 75 polegadas com resolução 8K e som em movimento. Modernize a sala da sua casa com a tecnologia da QLED 8K.
- 4K 120Hz em apenas 1 entrada (apenas uma entrada faz 2.1)
- Menos cara, qualidade de imagem inferior ao da C9, mas sem problema de Burn-in
*Repara que é o modelo com "T" no final, que é o modelo 2020 com HDMI 2.1, as sem o "T" são do ano passado sem 2.1.

Eu não posso recomendar pq ainda uso uma 4K Samsung de 2016, mas depende de quanto podes pagar, com HDMI 2.1 só os modelos 2020 e não são muito baratas, mas pelas reviews, creio que essas 2 que citei, no momento, são boas indicações. Recomendo usar esse site https://www.rtings.com/, só escreve o modelo e analisa as reviews super completas deles (em inglês).

O problema do OLED no longo prazo não é só o risco de burn-in. Essas telas sofrem desgaste e quedas de intensidade de brilho e fidelidade de cor com o tempo, pelo menos segundo testes do RTINGS. Na minha opinião, TV OLED, hoje, só vale se você estiver cogitando uma nova em quatro anos.

Outra coisa que eu te recomendaria Revolver Oshawott é tentar segurar um pouco a onda: eu duvido que em dois anos a gente vai ter muitos lançamentos em 120 Hz. A tendência é tudo regredir para 30/60 Hz nos grandes lançamentos.
 

Hovahtsug

Backwards Compatible
Member
Oct 11, 2020
326
Brazil
Outra coisa que eu te recomendaria Revolver Oshawott é tentar segurar um pouco a onda: eu duvido que em dois anos a gente vai ter muitos lançamentos em 120 Hz. A tendência é tudo regredir para 30/60 Hz nos grandes lançamentos.
Os modelos de TVs atuais tão vindo com suporte a 120Hz já, a questão é ter HDMI 2.1, aí são poucas e concordo que isso não é tão necessário hoje, pq vão ser raros os jogos que vão fazer 4K 120fps em console, até agora só o Monster Boy confirmou, só jogo menor mesmo. Mas o 120fps em si, já tem pelo menos 5 jogos de PS5 confirmados, aí vai depender do gosto de cada um, quem faz questão de frame-rate alto é bom ir nessas TVs 120Hz.
 
Oct 26, 2017
516
O problema do OLED no longo prazo não é só o risco de burn-in. Essas telas sofrem desgaste e quedas de intensidade de brilho e fidelidade de cor com o tempo, pelo menos segundo testes do RTINGS. Na minha opinião, TV OLED, hoje, só vale se você estiver cogitando uma nova em quatro anos.
Nossa! É sério que OLED tem uma vida útil tão baixa?
Estava dando uma olhada nas OLED da Panasonic.
 

ManOfWar

Member
Jan 6, 2020
2,511
Brazil
Nossa! É sério que OLED tem uma vida útil tão baixa?
Estava dando uma olhada nas OLED da Panasonic.

Não é que em cinco anos a TV não funciona. É só que, em cinco anos, ela vai ter perdido bastante da intensidade de brilho (luminance) e isso causa perda de qualidade de imagem, especialmente com HDR. E ainda tem o risco do burn-in.

Vem melhorando nos últimos anos, especialmente se a TV é para uso variado que vá além de jogos, mas eu ainda acho muito risco para algo que custa uma pequena fortuna.
 
Last edited:

Hovahtsug

Backwards Compatible
Member
Oct 11, 2020
326
Brazil
Não é que em cinco anos a TV não funciona. É só que, em cinco anos, ela vai ter perdido bastante da intensidade de brilho (luminance) e isso causa perda de qualidade de imagem, especialmente com HDR. E ainda tem o risco do burn-in.

Vem melhorando nos últimos anos, especialmente se a TV é para uso variado que vá além de jogos, mas eu ainda acho muito risco para algo que custa uma pequena fortuna.
É bem isso, o preço é alto e o risco é alto. É fato que ela possui a melhor qualidade de imagem que as concorrente, mas geralmente não compensa.
 

Favi

One Winged Slayer
Member
Oct 25, 2017
2,020
Eu acho que compensa, fácil. Mas vai de cada um.

Se você realmente pretende usar sua TV várias e várias horas por dia, vários dias por semana durante muitos anos, o brilho dela irá diminuir, em especial se tudo isso aí for em HDR. Mas mesmo assim, ainda terá uma qualidade de imagem absurda, bem superior a QLED e afins.

Quanto a burn-in, o risco é super baixo. Falo como alguém que usou uma Plasma por 6 anos e teve zero problemas, e nas OLEDs atuais isso é ainda menos provável. Só acontece se você ficar usando ela para a mesma coisa sem interrupção durante semanas, mas não é o uso normal da maioria.

Sei lá, acho que extrapolam demais os problemas da OLED. Entendo achar cara, porque realmente é, mas não trocaria a minha por nenhuma outra hoje (a não ser outra OLED).
 

Sblargh

Member
Oct 25, 2017
3,926
Como eu disse há algum tempo, meu pai está com câncer. Em breve ele começa quimioterapia e, provavelmente, não poderá tomar a vacina por ter o sistema imunológico comprometido pelo tratamento.
Ou seja, se os fofuchinhos amigos da liberdade que estão lutando pelo seu direito de serem livres se revoltarem contra uma vacina obrigatória, é possível que ele literalmente nunca na vida tenha uma existência livre do medo de covid.
 

ManOfWar

Member
Jan 6, 2020
2,511
Brazil
Eu não se mais alguém aqui mora, e até certo ponto vive, no Paraná. Mas esse lance do programa de militarização das escolas estaduais me dá uma mistura de nojo e pena, a ideia é contornar o "escola sem partido" e criar pequenas unidadezinhas para lavagem cerebral e fabricação de fascistóides presos na guerra fria. Ler o projeto me fez perder a fé na humanidade - de novo.

É o tipo de coisa que me faz ser 100% favorável à ideia de privatizar as forças armadas do Brasil.

Tá ficando muito difícil argumentar contra aquela velha ideia de que "a saída para o Brasil é o aeroporto".
 
Oct 26, 2017
516
Não é que em cinco anos a TV não funciona. É só que, em cinco anos, ela vai ter perdido bastante da intensidade de brilho (luminance) e isso causa perda de qualidade de imagem, especialmente com HDR. E ainda tem o risco do burn-in.

Vem melhorando nos últimos anos, especialmente se a TV é para uso variado que vá além de jogos, mas eu ainda acho muito risco para algo que custa uma pequena fortuna.
É bem isso, o preço é alto e o risco é alto. É fato que ela possui a melhor qualidade de imagem que as concorrente, mas geralmente não compensa.
Eu acho que compensa, fácil. Mas vai de cada um.

Se você realmente pretende usar sua TV várias e várias horas por dia, vários dias por semana durante muitos anos, o brilho dela irá diminuir, em especial se tudo isso aí for em HDR. Mas mesmo assim, ainda terá uma qualidade de imagem absurda, bem superior a QLED e afins.

Quanto a burn-in, o risco é super baixo. Falo como alguém que usou uma Plasma por 6 anos e teve zero problemas, e nas OLEDs atuais isso é ainda menos provável. Só acontece se você ficar usando ela para a mesma coisa sem interrupção durante semanas, mas não é o uso normal da maioria.

Sei lá, acho que extrapolam demais os problemas da OLED. Entendo achar cara, porque realmente é, mas não trocaria a minha por nenhuma outra hoje (a não ser outra OLED).
Valeu gente.
Meus pais têm uma Panasonic plasma de 2007. Nunca teve problemas e continua funcionando perfeitamente. Eu só dei uma pesquisada leve pois minha mãe comentou que está pensando em trocá-la, mas eles só usam para ver tv, então provavelmente nem vale a pen.

E a qualidade da LG melhorou? As duas lcd que temos deram problema na placa com pouco mais de um ano de uso. Fiquei com o pé atrás com a marca.


E para mim, considerando que ainda tenho jogos do Xbox 360 que só abri a caixinha (saudades de comprar jogo por 20~60 dilmas) e o preço das coisas hoje em dia, OLED, HDR, 4K, PS5, Xbox|X, RTX 3080 é coisa para um futuro muito, muito distante.
 

Sblargh

Member
Oct 25, 2017
3,926
Eu não se mais alguém aqui mora, e até certo ponto vive, no Paraná. Mas esse lance do programa de militarização das escolas estaduais me dá uma mistura de nojo e pena, a ideia é contornar o "escola sem partido" e criar pequenas unidadezinhas para lavagem cerebral e fabricação de fascistóides presos na guerra fria. Ler o projeto me fez perder a fé na humanidade - de novo.

É o tipo de coisa que me faz ser 100% favorável à ideia de privatizar as forças armadas do Brasil.

Tá ficando muito difícil argumentar contra aquela velha ideia de que "a saída para o Brasil é o aeroporto".

Vai ter briga, irmão.
A saída não é o aeroporto, a saída é a luta.
 

ODD

Member
Oct 25, 2017
6,234
Porra DD, meus pesames!

Eu não tive ninguém muito próximo a mim a falecer de covid (ainda bem), mas acho que ia sentir a mesma coisa que tu. Eu tenho me protegido bastante, e vejo quem se protege e quem... eu fico só torcendo pra que não pegue. mas é foda.
Meus pêsames DD :/
Enquanto isso aqui em santo andré a familia planeja festinha... se ferrar esse ano
Minhas condolências DD. Realmente é impossível não ficar com raiva. Minha recomendação é sair de grupos de família e usar whatsapp somente para conversar com pessoas de confiança.


Vizinho aqui do lado junta os amigos dia sim e dia sim. E as vezes faz uma festinha maior porque, né gente, isolamento social é coisa de otário.
Meus pêsames.

Entendo perfeitamente o sentimento, eu diminui consideravelmente o uso de Instagram e Facebook pra não passar raiva vendo conhecidos festando e aglomerando, acho q uns 90% dos meus conhecidos já tocou o foda-se e só usa máscara por obrigação nós locais em q não pode ficar sem.

No trampo eu tô me segurando pra nao mandar pra pqp uns colegas fazendo piadinha de q eu tô com medo/neurótico blablabla.
Meus sentimentos. Enfrentar a perda de alguém próximo é sempre uma experiência dolorosa e que fica muito pior quando você tem a convicção de que era tudo perfeitamente evitável. Sei bem como é.
Obrigado mais uma vez pela consideração, pessoal. Sobre o que alguns de vocês disseram, isso é revoltante demais, bicho! O tecido da sociedade está tão falido que quem faz a coisa certa é taxado de maluco...